Início >

Coccidioidomicose

Tudo sobre:

COCCIDIOIDOMICOSE

A coccidioidomicose é uma doença causada por duas espécies fúngicas Coccidioides, a Coccidioides immitis e a Coccidioides posadasii. Esses fungos podem causar a coccidioidomicose pulmonar aguda ou a disseminada.

Na forma pulmonar aguda, o sistema imune do hospedeiro é hábil o suficiente para isolar o patógeno na cavidade torácica, ou seja, a infecção limita-se a uma área focal do pulmão e manifestação clínica geralmente é mais branda. Já na coccidioidomicose disseminada há maior disseminação pela árvore pulmonar ou até mesmo para outros órgãos, e apresenta maior agressividade, ocorrendo com maior frequência em indivíduos com sistema imune comprometido.

Sua incidência é maior em regiões áridas ou semi-áridas com solo arenoso, de altas temperaturas e baixo índice de chuvas, por isso, a região brasileira com alta casuística é a Nordeste.

A doença pode ocorrer tanto nos seres humanos quanto nos animais domésticos (menos comum ou subnotificado), porém não há risco conhecido de transmissão pelo contato direto, ou seja, não há relatos de transmissão inter-humana e nem de animais para o humano. A infecção também já foi detectada em animais silvestres, como primatas não humanos e tatus. Aparentemente os gatos são mais resistentes do que os cães.

A forma mais comum de transmissão ocorre pela inalação do fungo suspenso no ar após revolver a terra ou ambiente contaminado. Contudo, existem relatos escassos da inoculação direta através da pele (mais raros).

Os animais afetados podem desenvolver diversas enfermidade, como por exemplo, pneumonia, meningite, osteomielite, laringite, artrite, uveíte granulomatosa e ceratite de acordo com a localização e proliferação fúngica.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Inalação do fungo


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner