Não é considerada emergencial

Afeta somente gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

COMPLEXO GENGIVITE-ESTOMATITE

O Complexo Gengivite-Estomatite, também denominado complexo gengivite-estomatite-faringite felino é uma doença oral frequente em felinos domésticos, acometendo gatos de ambos os sexos e idades, sendo mais grave em animais idosos. Algumas raças apresentam maior predisposição, sendo elas Siamês, Abissínio, Persa, Himalaia e Birmanês (Sagrado da Birmânia), nas quais a doença pode apresenta uma forma mais grave. A doença caracteriza-se por resposta inflamatória local ou difusa, responsável pelo aparecimento de lesões do tipo úlcero-proliferativo na mucosa oral. 

A doença é multifatorial e a etiologia não é completamente elucidada. Acredita-se que os gatos acometidos apresentam uma predisposição genética para a afecção, produzindo uma resposta imunológica exacerbada que resulta em inflamação crônica local.

Agentes virais (calicivírus, herpesvírus e vírus da imunodeficiência felina), bacterianos(Bacteroides spp., Peptostreptococcus spp., Fusobacterium spp., Actinobacillus actinomycetemcomitans e algumas espiroquetas), agentes alimentares (proteína da dieta) e estresse podem estar relacionados com o acometimento da doença. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner