Constipação e Obstipação
Tudo sobre:
Dá-se o nome de constipação aos distúrbios que cursem com dificuldade de defecação (disquezia e tenesmo), frequência reduzida e consistência fecal aumentada (fezes extremamente secas). Quando essas alterações tornam-se crônicas, sem que os tratamentos resultem na cura clínica, utiliza-se o termo obstipação.
As fezes podem ficar retidas no cólon ou no reto por diversos fatores e nessas regiões o bolo fecal perde água, fazendo com que as fezes fiquem ressecadas e dificultando o trânsito normal. A dificuldade de eliminação das fezes pode ser gerada por dor no momento da defecação, por processos obstrutivos, modificações na dieta, distúrbios eletrolíticos, endócrinos, fatores estressantes e ambientais, uso de medicamentos e em decorrência de enfermidades neuromusculares.
Ferimentos e neoplasias na região anal e retal, fraturas de pelve, membros e afecções de coluna podem gerar dor ou dificuldade de posicionamento para defecação, assim resultando em fezes por mais tempo no intestino grosso, onde acaba perdendo mais água, aumentando o ressecamento. Estreitamento do canal pélvico, seja por malformações ou por fraturas com correção defeituosa podem levar à obstipação e a correção cirúrgica muitas vezes é preconizada.
Obstrução causada por parasitas, neoplasias, alterações prostáticas, pelos ou corpos estranhos podem impedir o trânsito normal das fezes causando constipação.
Modificações ambientais severas, internações, chegada de outros animais, falta de limpeza na liteira ou deixar de seguir rotinas, como no caso de cães que defecam apenas quando são levados a um ambiente específico (calçada, passeio, parque) podem gerar desconforto e o animal pode se negar a defecar, aumentando o ressecamento das fezes.
Distúrbios endócrinos, como o hipotireoidismo, e eletrolíticos, como a hipercalcemia, hipopotassemia e a desidratação também promovem constipação intestinal. Fármacos com opióides, hidróxido de alumínio, sucralfato e anticolinérgicos têm como efeito colateral a constipação.
Lesões medulares, paraplegia, lesões em nervos que inervam a região e comprometem a atividade da musculatura lisa intestinal também levam à constipação e à obstipação.
Animais de quaisquer idades, raças ou sexo podem apresentar constipação e obstipação pois as causas são as mais diversas.
-Verminoses: ambiente contaminado, ingestão de pulgas contaminadas.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso