Coriorretinite
Tudo sobre:
A coriorretinite, também conhecida por retinocoroidite, representa um processo inflamatório que atinge a úvea e suas estruturas. Dentre elas está a coróide, que corresponde ao revestimento interno do olho localizado na parte posterior do bulbo ocular, que vai desde a margem dos músculos ciliares até o nervo óptico.
Geralmente causada por infecções congênitas, podendo ser observada ao nascimento, também pode apresentar origem viral, bacteriana e fúngica, sendo a última mais rara. A inflamação causada por protozoários é a mais significativa, tendo papel de destaque o Toxoplasma gondii, acometendo principalmente os gatos e podendo ser transmitida aos humanos. De forma geral, animais com o sistema imunológico enfraquecido são mais propensos a desenvolver a coriorretinite, assim como filhotes e senis.
A coriorretinite adquirida, quando não se apresenta de forma congênita, pode se manifestar em animais de qualquer idade e sua extensão e sinais clínicos variam de acordo com o agente causador ou doença subjacente. Sua apresentação pode ser focal, extensa, uni ou bilateral, com presença ou não de secreções. Na maioria dos casos clínicos, há recuperação total do olho acometido sem comprometimento da visão. No entanto, pode ocorrer a formação de tecido cicatricial que irá afetar a visão, tornando-a turva e com a presença de manchas nos olhos. Em outros casos, quando não é implementado um protocolo de tratamento, a coriorretinite pode resultar na perda parcial ou total do olho afetado.
- Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso