Início >

Deficiência de Cobre

Tudo sobre:

DEFICIÊNCIA DE COBRE

O Cobre é um mineral que faz parte da classe dos microelementos ou micronutrientes, dos quais também fazem parte o Zinco, Selênio e Cobalto. Estes encontram-se presentes em pequenas quantidades no organismo e estão relacionados a importantes funções estruturais, biológicas e funcionais. O cobre, particularmente, participa de processos de ossificação, pigmentação de pele e pelos, sistema reprodutor, respostas imunes, equilíbrio do ferro, atividade antioxidante, metabolismo da dopamina, entre outras vias metabólicas.

Considerando-se as diversas contribuições do Cobre no organismo, sua deficiência gera alterações no metabolismo oxidativo, redução da resposta imune e da resistência frente a infecções, desencadeia quadros de anemia, além de distúrbios reprodutivos e nervosos. Em contrapartida, o excesso deste mineral gera distúrbios hepáticos graves e destruição de componentes do sangue, sendo de suma importância a correta avaliação da necessidade do Cobre de acordo com cada animal, sua fase de vida e condição fisiológica, para se estabelecer uma suplementação ou redução de sua disponibilidade na dieta. Em animais de produção como os ovinos, por exemplo, o excessivo e inadequado fornecimento de Cobre pode causar intoxicação, alavancando prejuízos econômicos consideráveis.

Seguida do Ferro, a deficiência mineral de Cobre é a mais importante e depende da concentração deste elemento na dieta fornecida aos animais e, não menos importante, de fatores que interfiram em sua absorção e utilização em processos metabólicos.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner