Início >

Deficiência de Fosfofrutoquinase

Tudo sobre:

DEFICIÊNCIA DE FOSFOFRUTOQUINASE

A fosfofrutoquinase (Phosphofructokinase - PFK) é a enzima metabólica mais importante que atua no processo da glicólise, uma vez que tem ação direta na fosforilação, etapa crucial para a quebra da glicose e produção de energia.

A deficiência quantitativa ou qualitativa desta enzima caracteriza-se por uma doença rara e hereditária, de caráter autossômica recessiva, denominada de doença de Tarui ou glucogênese tipo VII. Tal deficiência é descrita nas raças Springer Spaniel Inglês e Cocker Spaniel, que consequentemente apresentam eritrócitos sensíveis ao pH alcalino do sangue. O que ocorre é que após a hiperventilação, geralmente induzida por exercícios, o sangue se torna mais alcalino e os eritrócitos ficam mais susceptíveis à hemólise, ou seja, rompimento das hemácias com consequente quadro de anemia hemolítica.

Em animais senis, a deficiência de fosfofrutoquinase pode ainda causar quadros de atrofia muscular, intolerância ao exercício e cãibras musculares, uma vez que a falha no metabolismo da glicose afeta a energia disponível nas células musculares.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Hereditária


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner