Demodicose
Tudo sobre:
É uma doença parasitária inflamatória de cães e que raramente ocorre em gatos, caracterizada pelo aumento da quantidade de ácaros nos folículos pilosos, o que frequentemente leva à furunculose e à infecção bacteriana secundária. Em cães, o agente infeccioso é chamado Demodex canis, faz parte da fauna normal da pele, estando presente em pequena quantidade nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas. Ácaros D. canis mortos e degenerados podem ser encontrados em outros órgãos além da pele, como linfonodos, parede intestinal, baço, fígado, rim, bexiga, pulmão, glândula tireóide, sangue, urina e fezes.
Quando o sistema imune falha ou a carga parasitária excede a quantidade tolerada, a doença apresenta uma piora significativa. Distúrbios genéticos ou imunológicos podem ocasionar a proliferação inicial dos ácaros. A doença apresenta duas formas clínicas: a demodicose localizada, que é mais comum em cães jovens, e a demodicose generalizada, que constitui a forma mais grave.
Em gatos, o distúrbio é mal compreendido, sendo possível identificar os ácaros na pele e dentro do conduto ótico e duas espécies foram isoladas, a Demodex cati e outra não denominada. Acredita-se que possa estar associado a outras doenças metabólicas como a FIV, LES e diabetes melito.
A transmissão ocorre da mãe para os neonatos lactentes, através de contato direto ou entre os cachorros da ninhada, durante as primeiras 48 a 72 horas pós-parto.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso