Início >

Dermatite de contato

Tudo sobre:

DERMATITE DE CONTATO

A dermatite de contato corresponde a uma resposta inflamatória na pele decorrente de uma exposição e contato com substâncias agressoras, como corrosivos, sabonetes, detergentes, desinfetantes, agentes corantes para pelo, perfumes, shampoos para banho, coleiras antipulgas, entre outros. A proliferação e intensidade da reação vão depender da sensibilidade da pele do animal, do tipo de substância, sua concentração e tempo de contato.

A dermatite pode ser classificada como alérgica e irritativa. Na primeira, ocorre a hipersensibilidade tardia, na qual é necessário um contato prévio e, muitas vezes prolongado, para que se desenvolva o processo inflamatório. Já na dermatite irritativa, não é necessário contato prévio e/ ou prolongado para que ocorra a inflamação cutânea.

Sem predileção por raça, sexo ou idade, áreas de pele clara e com pouca pelagem são as mais facilmente acometidas. Devido ao prurido intenso, ou seja, a coceira intermitente que causa incômodo ao animal, o ato inevitável de lamber a(s) área(s) acometida(s) pode desencadear lesões orais, além de disseminar as lesões para outras partes do corpo.

Inicialmente, a dermatite caracteriza-se por manchas avermelhadas e pequenas feridas pelo corpo do animal, podendo progredir para a formação de crostas, grandes feridas, fístulas, hiperpigmentação e formação de pus e/ou líquidos exsudativos nas lesões.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner