Início >

Dermatoses esfoliativas

Tudo sobre:

DERMATOSES ESFOLIATIVAS

A dermatose esfoliativa, também chamada de doença de queratinização ou de enfermidade cutânea seborreica, é resultante de diversas condições dermatológicas crônicas ou reincidentes que provocam descamação ou esfoliação da pele devido a distúrbios de queratinização e diferenciação das células e pode vir ou não acompanhada de aumento da oleosidade. Geralmente é secundária a outras doenças, porém pode ser considerada primária se a causa base não for identificável. Doenças alérgicas, infestação por ectoparasitas, doenças fúngicas, bacterianas, virais, de fundo nutricional, endócrinas, neoplásicas, imunomediadas e iatrogênicas podem gerar essa condição. Dentre as doenças que comumente cursam com esfoliação da pele, tem-se como exemplo a leishmaniose, a cinomose e dermatites persistentes causadas por fungos como Malassezia spp. Pulgas, carrapatos e ácaros (causadores da sarna) também geram irritação persistente na pele, com atração de inflamação e desenvolvimento desses distúrbios de queratinização. Endocrinopatias como hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo, além de distúrbios de hormônios sexuais também podem estar envolvidos na causa base.

As dermatoses esfoliativas primárias podem ser classificadas em focais ou generalizadas. As focais podem acometer regiões como a orelha, como a dermatose da margem da orelha dos Dachshunds; a face, como a síndrome da face suja dos gatos Persas, a acne felina e a hiperqueratose nasodigital idiopática canina. Outras regiões acometidas são a cauda, como ocorre na hiperplasia das glândulas da cauda; na região dorsal, como na síndrome do comedo dos Schnauzers

Dermatoses esfoliativas primárias generalizadas, segundo pesquisadores, podem ter causa genética e as raças mais predispostas são Cocker Spaniel, Shar Pei, Pastor Alemão, Dobermann, Labrador, Golden Retriever, Basset Hound, West Highland Terrier e Springer Spaniels. Embora seja condição rara em gatos, as raças mais predispostas são Persas e Himalaios. Na condição generalizada, pode haver infecções secundárias bacterianas e por Malassezia sp., além de otites.

A Idade e o sexo podem variar dependendo da causa das dermatoses esfoliativas, mas as de fundo genético aparecem quando os animais são jovens e podem perdurar por toda a vida. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

Ocorre de acordo com a causa base que pode ser:

-Picada de insetos: ambiente infestado de pulgas/ mosquitos

-Bactérias e fungos: contaminação ambiental 

-Vírus: contaminação ambiental ou contato direto com outros animais contaminados

-Leishmaniose: picada de inseto contaminado (Flebótomos- mosquito-palha)

-Iatrogênica: aplicação de medicamentos ou shampoos impróprios

-Nutricional: alimentos que causem alergia e estimulem a produção de queratina

-Fundo genético


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner