Início >

Disbiose do Intestino Delgado

Tudo sobre:

DISBIOSE DO INTESTINO DELGADO

Diversos microrganismos habitam o intestino dos seres vivos, atuando de forma positiva nos processos de digestão, imunidade, entre outros. O conjunto destes microrganismos se chama microbiota e ela é essencial para manutenção da homeostase (total equilíbrio do organismo). A disbiose é uma condição na qual essa microbiota é prejudicada, ocorrendo um desbalanço entre ela e os chamados “microrganismos ruins”, os patológicos, que causam diversas doenças, portanto, a disbiose corresponde ao desequilíbrio da flora intestinal nos cães. 

O predomínio de microrganismos patogênicos em relação aos microrganismos benéficos gera diversos sintomas e consequências para o organismo do animal, sendo agravado quando outras condições clínicas estão presentes de forma paralela. 

A disbiose leva a uma não absorção adequada de nutrientes, produção de toxinas no trato gastrintestinal e efeitos deletérios em todo o organismo, incluindo na imunidade. A principal causa dessa afecção é o uso indiscriminado e sem prescrição de medicamentos, como os antibióticos, antiparasitários e anti-inflamatórios. Qualquer fator que altere o pH intestinal também poderá gerar disbiose, como o estresse e a ingestão alimentar inadequada para a espécie.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner