Início >

Discoespondilite

Tudo sobre:

DISCOESPONDILITE

A discoespondilite é uma infecção do disco intervertebral, bem como das duas vértebras adjacentes. Pode resultar de uma infeção por via hematógena (pelo sangue), paravertebral, peri/pós-operatória ou por corpo estranho. Está descrita em várias espécies, no entanto o cão é o animal mais afetado, 

Geralmente esse tipo de infecção provocam dor intensa e desconforto no paciente. Entre os micro-organismos comumente encontrados destacam-se Staphylococcus aureus, Stafilococcus intermedius, Brucella canis, Streptococcus spp, Escherichia coli, Pasteurella multocida, Actynomices viscosus, Nocardia spp e Mycobacterium avium. Os fungos foram isolados menos freqüentemente, entre as espécies: Aspergillus spp, Paecilomyces variotti, Mucor spp e Fusarium spp.

Há a hipótese que este tipo de infecção aconteça principalmente por via hematógena e que alguns fatores predisponentes tenham influência na manifestação e disseminação da doença.

Ela acomete frequentemente vértebras torácicas, lombares e espaço intervertebral na região da coluna lombo-sacra, no entanto, qualquer espaço intervertebral pode ser afetado. 

As infecções vertebrais podem ser classificadas de acordo com a porção da vértebra que é afetada ou através das alterações nas estruturas envolventes.

Os machos são mais afetados que as fêmeas.Pode ocorrer em qualquer idade, no entanto, num estudo recente, a doença foi mais observada em animais mais velhos. É mais comum em cães de raças grandes ou gigantes. Raças puras são mais comumente afetadas que animais de raças cruzadas. Dogue Alemão, Labrador Retriever e Boxer são normalmente as raças mais descritas, porém a discoespondilite pode ocorrer em qualquer raça.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner