Início >

Disrafismo Espinal

Tudo sobre:

DISRAFISMO ESPINAL

A medula espinhal é a comunicação entre o cérebro e o restante do corpo, transportando os impulsos nervosos que possibilitam todo seu funcionamento, como se levantar e caminhar. Para proteger essa estrutura e dar sustentação ao corpo, a medula é revestida pela coluna vertebral composta de ossos, as vértebras, que se encaixam formando um tubo oco por onde passa a medula. Durante a formação do embrião, pode ocorrer a mal formação ou formação incompleta das vértebras, apresentando partes não fechadas das estruturas ósseas que deveriam estar ao redor da medula, formando então “buracos” nessa estrutura tubular.

Disrafismo espinal é o termo utilizado para designar os defeitos congênitos da coluna vertebral, que também são chamados de espinha bífida. Malformações congênitas são aquelas que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião, ou seja, durante a gestação, e nesse caso acometem a coluna vertebral, afetando a medula espinhal do filhote. Esses defeitos podem ocorrer em cães ou gatos, assim como em humanos, e quando a falha no fechamento é grande, a medula espinhal pode passar pela abertura da coluna ficando, assim, exposta. Nos casos mais graves, o filhote apresenta dificuldades de locomoção logo nas primeiras semanas de vida, assim como incontinência urinária e fecal, mas também existem casos menos graves, em que o defeito só vai ser notado em exames radiográficos, provavelmente por acaso.

A incidência da espinha bífida em cães é maior nas raças braquicefálicas, como Buldogue Inglês, apesar de haver relatos em outras raças e em animais sem raça definida.

Gatos da raça Manx, que apresentam ausência da cauda como padrão da raça, têm maiores chances de apresentar essa malformação, provavelmente devido às condições de cruzamento entre um grupo pequeno de animais presente na ilha onde foram originados.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Congênito - não infeccioso


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner