Não é considerada emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Não exige exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
As doenças que afetam a articulação temporomandibular (ATM) cursam com alterações na abertura da boca, uma vez que é a responsável por seus movimentos por meio da conexão da mandíbula com o crânio. As alterações traumáticas que resultam na luxação da ATM (perda da congruência articular) são menos comuns, pois esta região é protegida por musculatura forte.
A displasia temporomandibular é uma doença de origem desconhecida, que acomete animais jovens/ adultos e é caracterizada por alterações anatômicas das estruturas articulares. Normalmente, as afecções da ATM cursam com travamento da boca, que se mantém aberta, impossibilitando o fechamento.
Se um cão ou gato apresentar o travamento da mandíbula, mantendo a boca aberta, deve-se pesquisar por problemas na ATM.
Os gatos são mais predispostos a apresentar luxação traumática, que pode acometer um ou os dois lados da articulação. Já a displasia da ATM é característica dos cães adultos jovens e, normalmente, os episódios de travamento ocorrem com certa frequência, aumentando a gravidade à medida que o animal cresce. No caso das deformidades anatômicas, como a displasia, as alterações ocorrem ao longo da vida do animal, que manifesta os sinais à medida que se desenvolve, por isso a displasia é considerada uma alteração do desenvolvimento.
Na displasia da ATM, como sua origem é desconhecida, recomenda-se evitar a reprodução dos cães portadores, uma vez que o envolvimento genético e passagem de pais para filhos é uma hipótese.
-Não se aplica
- Travamento da mandíbula com a boca aberta
- Sialorreia
- Dor na manipulação local
- Aumento de volume na região devido ao deslocamento ósseo
- Edema na região devido à inflamação de tecidos moles
Achados do exame físico associados ao histórico do paciente
- Inspeção criteriosa da cavidade oral, normalmente sob anestesia
- Radiografia do crânio
- Tomografia computadorizada
Observação: A realização e a definição da necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
Nos casos de luxações traumáticas, é possível realizar a redução de forma fechada, ou seja, manualmente. Isso é possível quando não há o envolvimento de outras estruturas, nem fraturas concomitantes e quando o trauma é recente. Um profissional qualificado será capaz de diagnosticar o tipo de luxação, ou seja, para qual sentido houve deslocamento dos ossos, e reduzi-la, com o paciente anestesiado. A abordagem cirúrgica é recomendada nos casos crônicos e sem sucesso com a redução fechada. As técnicas incluem apenas o reposicionamento após acesso cirúrgico local ou até mesmo ressecção de uma parte óssea da articulação para permitir o máximo de movimentos de abertura de fechamento da boca.
O tratamento para a displasia da ATM também pode ser feito pela reposição manual da articulação quando há luxação desta, por manobras semelhantes às das luxações traumáticas. O tratamento cirúrgico muitas vezes é realizado quando foi feito um diagnóstico tardio da doença e a ATM já está muito afetada, sendo preconizadas as técnicas de ressecção óssea para permitir o mínimo de movimentação da boca e qualidade de vida do paciente.
Não permitir que os animais tenham acesso à rua ou a locais altos (principalmente gatos) evita significativamente a chance de sofrerem algum traumatismo. Para a displasia da ATM, é possível prevenir a evolução de um quadro muito grave, com atenção especial ao cão portador ao longo do seu desenvolvimento.
DENNY, H.R.; BUTTERWORTH, S. J. 2006. Cirurgia Ortopédica em Cães e Gatos. 4ed., São Paulo: Roca, 504p.
FOSSUM, T.W. 2005. Management of Joint Diseases. In: Small Animal Surgery. St. Louis: Mosby, pp.943-957
WEIGEL, J.P.; DORN, A.S. Diseases of the jaws and abnormal occlusion. In Harvey CE - Veterinary dentistry. 1985 WB Saunders: Philadelphia, p106-114.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.