Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Não exige exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

DISTÚRBIOS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

As doenças que afetam a articulação temporomandibular (ATM) cursam com alterações na abertura da boca, uma vez que é a responsável por seus movimentos por meio da conexão da mandíbula com o crânio. As alterações traumáticas que resultam na luxação da ATM (perda da congruência articular) são menos comuns, pois esta região é protegida por musculatura forte. 

A displasia temporomandibular é uma doença de origem desconhecida, que acomete animais jovens/ adultos e é caracterizada por alterações anatômicas das estruturas articulares. Normalmente, as afecções da ATM cursam com travamento da boca, que se mantém aberta, impossibilitando o fechamento. 

Se um cão ou gato apresentar o travamento da mandíbula, mantendo a boca aberta, deve-se pesquisar por problemas na ATM. 

Os gatos são mais predispostos a apresentar luxação traumática, que pode acometer um ou os dois lados da articulação. Já a displasia da ATM é característica dos cães adultos jovens e, normalmente, os episódios de travamento ocorrem com certa frequência, aumentando a gravidade à medida que o animal cresce. No caso das deformidades anatômicas, como a displasia, as alterações ocorrem ao longo da vida do animal, que manifesta os sinais à medida que se desenvolve, por isso a displasia é considerada uma alteração do desenvolvimento. 

Na displasia da ATM, como sua origem é desconhecida, recomenda-se evitar a reprodução dos cães portadores, uma vez que o envolvimento genético e passagem de pais para filhos é uma hipótese.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner