Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

É transmissível para humanos

É contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

DISTÚRBIOS DA UNHA

A unha tem como função a proteção das extremidades dos dedos, é utilizada para defesa e como ferramenta para escavar. É composta por queratina dura produzida pelas células epiteliais da matriz ungueal. A unha pode ser acometida por diversos distúrbios de caráter inflamatório, infeccioso, traumático e neoplásico, além de distúrbios do crescimento.

A base da unha recebe vasos sanguíneos responsáveis por nutrir a região, inclusive as células que produzem a queratina. Traumas que ocasionam a quebra da unha na região vascularizada tendem a formar hemorragias profusas. O corte da unha realizada sem o devido cuidado também pode promover dor e hemorragia. Traumas na base da unha podem gerar insuficiência vascular ocasionando a queda da mesma. Esses traumas podem gerar inflamação local e infecção secundária por agentes bacterianos e fúngicos. 

Outra alteração que pode levar a traumas é o crescimento excessivo das unhas. Há diversas causas para o crescimento exacerbado das unhas, dentre as mais comuns destaca-se o não desgaste devido ao tipo de piso em que o animal vive. Pisos mais lisos reduzem o atrito da unha com o solo, diminuindo ou impedindo o desgaste. As unhas também podem crescer excessivamente em animais portadores de leishmaniose visceral, onde as formas parasitárias da leishmania se multiplicam nas células da região da matriz ungueal promovendo produção excessiva de queratina. Animais com hipertireoidismo também podem apresentar crescimento anormal das unhas devido ao aumento da atividade metabólica. As unhas de cães e gatos idosos podem apresentar crescimento exagerado devido à falta ou redução de atividades que promoveriam o desgaste. Traumas também podem levar a lesões na matriz que produz a unha levando ao crescimento anormal para dentro (unha encravada).

A inflamação ao redor da unha recebe o nome de paroníquia. A paroníquia tem como causa além de traumas, infecções bacterianas por S.aureus por exemplo, por fungos como a Candida sp , a Malassezia sp e o Microsporum sp, além de protozoários como a Leishmania sp. e causas imunomediadas (como no pênfigo, penfigóide e no lúpus em cães, e placas eosinofílicas em gatos). Uma importante patologia que pode promover inflamação na região da unha, e se constitui também uma importante zoonose, é a esporotricose que é uma doença causada por um fungo que habita naturalmente o solo e pode ser transmitida por arranhadura de animais ou em acidentes de jardinagem por exemplo. Outras doenças sistêmicas imunossupressoras também podem provocar alterações inflamatórias periungueais.

As neoplasias que mais acometem a região da unha, principalmente periungueal e subungueal são o carcinoma, o acantoma e o melanoma, sendo o melanoma subungueal uma neoplasia bastante agressiva, tanto em animais quanto em humanos e a intervenção deve ser rápida e ampla com amputação do dedo, extremidade ou membro.

Como os distúrbios ungueais tem causas das mais variadas, pode acometer animais de quaisquer idades, sexo ou raças.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Dependente da causa do distúrbio


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner