Início >

Divertículos Vesicouracais

Tudo sobre:

DIVERTÍCULOS VESICOURACAIS

O úraco é uma estrutura embrionária que permite que a urina do feto seja conduzida pela placenta, onde é absorvida pela circulação materna e então é excretada com a urina da mãe. Quando o filhote nasce, o úraco se fecha e a urina é eliminada pela uretra. Quando uma porção do úraco não se fecha, uma projeção convexa ou cônica surge no interior da bexiga, a isto se dá o nome de divertículo vesicouracal. 

Divertículos vesicouracais são uma anomalia congênita ou adquirida caracterizada por divertículos macroscópicos no vértice da bexiga, associada ao aumento de pressão no interior da bexiga, consequência de obstrução uretral ou distúrbios do trato urinário inferior (uretra, bexiga, vagina ou pênis). Os divertículos vesicouracais podem predispor à infecção do trato urinário.

Essa afecção pode acometer cães, mas é mais frequente em gatos que apresentam como sinais clínicos hematúria (presença de sangue na urina), disúria (dificuldade de urinar) e/ ou obstrução uretral.

O diagnóstico é obtido por meio da uretrocistografia com contraste positivo ou contraste duplo (exame de imagem). O tratamento é baseado no controle da infecção do trato urinário e, quando necessário, na remoção cirúrgica dos divertículos.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Congênita

-Adquirida


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner