Doença da Aglutinina Fria
Tudo sobre:
A doença da aglutinina fria é uma desordem imunológica na qual ocorre aglutinação (aglomeração) de hemácias (células vermelhas do sangue) e/ ou destruição das hemácias pelo sistema imune do indivíduo, resultando em obstrução da circulação sanguínea e anemia (redução do volume sanguíneo). Essa doença é responsável por 8 a 24% dos casos de anemia hemolítica imunomediada. É uma doença rara em cães e gatos.
É uma afecção autoimune, na qual alguns anticorpos (células do sistema imune) possuem sua atividade máxima em temperatura de 4 a 20°C, sendo por isso conhecidos como anticorpos frios. Nem todos os anticorpos frios são patológicos. A exposição prolongada do animal a temperaturas frias, abaixo de 30° C, leva à aglutinação das hemácias nos capilares das extremidades corporais, resultando na obstrução da microcirculação. A intensidade da aglutinação determina a gravidade das lesões.
Os principais sinais clínicos são lesões cutâneas e necrose das extremidades (focinho, orelhas e patas), devido ao bloqueio da circulação sanguínea nos pequenos vasos.
Em alguns casos, a doença pode ser secundária à intoxicação por chumbo e infecções agudas, como pelo Mycoplasma.
- Não e aplica.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso