É emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
Também conhecida como Tetania Puerperal ou Hipocalcemia Puerperal, a Eclâmpsia é uma doença de origem metabólica, multifatorial que resulta na redução do cálcio sérico (no sangue) em fêmeas no pós-parto. Pode resultar de problemas maternos, como perda de cálcio para o desenvolvimento esquelético dos fetos e para a produção de leite, má absorção do cálcio dietético e atrofia da glândula paratireóide provocada por alimentação ou suplementação inadequada. Problemas de origem genética podem facilitar o aparecimento desta enfermidade.
É relatada frequentemente em bovinos leiteiros de alta produção, porém cães e gatos também são susceptíveis. Acomete geralmente animais de pequeno porte – até 10Kg, primíparas (primeira gestação) e com grandes ninhadas. A fêmea apresenta-se saudável sob outros aspectos, os neonatos estão se desenvolvendo bem e, subitamente, os sinais clínicos aparecem entre a primeira e a terceira semana do pós-parto, próximo ao pico de lactação, e podem evoluir rapidamente se o animal não for atendido urgentemente. Raramente acontece no estágio final da gestação em cadelas e gatas e pode facilitar a ocorrência de partos distócicos (anormalidade ou dificuldade de parir).
-Não se aplica
Sinais inespecíficos (isolados ou em conjunto):
- Pirexia
- Convulsão
- Tetania
- Taquicardia
- Taquipneia
- Poliúria
- Polidipsia
- Êmese
- Sialorreia
- Mioclonia
- Hiporexia
- Excitação
- Opistótono
- Gemidos
- Midríase
Associação de sinais clínicos, epidemiologia e exames laboratoriais.
Exames que o(a) Médico(a) Veterinário(a) pode solicitar:
- Hemograma completo
- Eletrocardiografia
- Bioquímico - Cálcio
- Bioquímico - Cálcio Iônico
- Bioquímico - Fósforo
- Bioquímico - Magnésio
- Bioquímico - Glicose
- Bioquímico - Potássio
Observação: A realização e a definição da necessidade destes e de outros exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
Como os sinais clínicos em uma fêmea em pós-parto são sugestivos e a evolução da doença é rápida - podendo levar o animal ao óbito sem uma intervenção efetiva -, o tratamento é, geralmente, iniciado antes ou sem a confirmação laboratorial.
O tratamento consiste na administração endovenosa lenta de solução com cálcio, realizada juntamente com monitoramento cardíaco para detecção de disritmias ou bradicardia durante o tratamento, pois o cálcio é cardiotóxico. Em caso de qualquer alteração cardíaca, a administração deve ser suspensa imediatamente e só retomada após estabilização dos parâmetros. A resposta ao tratamento é rápida e os sinais clínicos geralmente se resolvem com a infusão do cálcio.
Após a intervenção emergencial, os filhotes não devem mamar pelas 12 a 24 horas seguintes, e sucedâneo lácteo ou outra dieta apropriada deve ser fornecida. A fêmea deverá receber suplementação de cálcio oral durante todo o período restante da lactação. A dieta também deverá ser ajustada e oferecida à vontade ou pelo menos três vezes ao dia. O(a) tutor(a) deve seguir as recomendações veterinárias para a escolha da alimentação que deverá ser nutricionalmente completa e balanceada, própria para lactação.
Se o quadro de tetania recidivar, a lactação deve ser suspensa e os filhotes desmamados mediante orientação médica.
Alguns cuidados devem ser tomados para prevenir a hipocalcemia puerperal. A dieta fornecida à fêmea deve ser balanceada e de boa qualidade durante toda a gestação e lactação, segundo a recomendação do(a) Médico(a) Veterinário(a) responsável. Além disso, a paciente não deve ser suplementada com cálcio oral durante a gestação, pois isso pode agravar em vez de prevenir a tetania puerperal. E, por último, a fêmea lactante deve ter acesso fácil e à vontade ao alimento e água sempre limpa e fresca.
Em alguns casos, pode ser necessário afastar a mãe dos filhotes, durante 30 a 60 minutos várias vezes ao dia, para que ela possa se alimentar tranquilamente. Em ninhadas muito grandes, pode-se complementar a amamentação materna com leite artificial para os filhotes e introduzir os alimentos sólidos a partir da quarta semana de vida.
O(a) tutor(a) deve estar atento se o animal está ingerindo a quantidade suficiente de alimento e água e em qualquer sinal de alteração comportamental, procurar uma clínica veterinária imediatamente. O aparecimento dos sinais clínicos é súbito e a progressão da tetania puerperal é rápida, portanto, a demora na busca por atendimento pode comprometer o diagnóstico e o tratamento em tempo oportuno para salvar a vida da paciente.
GONÇALVES, D. et al. Hipocalcemia puerperal em cão – relato de caso. Revista Eletrônica Biociências, Biotecnologia e Saúde, Curitiba, n. 15, maio-ago. 2016.
JOHNSON, C. A. Distúrbios do sistema reprodutivo. In: NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina interna de pequenos animais. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.