Início >

Encefalite necrosante

Tudo sobre:

ENCEFALITE NECROSANTE

A encefalite necrosante caracteriza-se por uma doença inflamatória idiopática (sem causa definida) do Sistema Nervoso Central (SNC). Anteriormente acreditava-se que a encefalite necrosante acometia somente cães da raça Pug, sendo chamada por muitos anos de Encefalite do cão Pug, porém, ao verificar que outras raças também podem ser afetadas, foram propostos os termos “meningoencefalite necrosante” (MEN) e a “leucoencefalite necrosante” (LEN). 

A MEN corresponde a uma meningoencefalite (inflamação das meninges e encéfalo) não supurativa e de característica necrosante (morte do tecido) que ocorre predominantemente na região tálamo-cortical. Acomete com maior frequência cães de pequeno porte como Pug, Yorkshire Terrier, Maltês, Chihuahua, Shih tzu, Pequinês e Lhasa Apsos. Não há predisposição em relação ao gênero e, embora possa afetar cães de qualquer idade, os sinais clínicos surgem em uma idade média de 18 meses nos Pugs e 29 meses nas demais raças.

A LEN é uma encefalite necrosante multifocal e não supurativa, cujas lesões ocorrem predominantemente na substância branca (“leuco”) do cérebro, tálamo e tronco cerebral. Acomete principalmente cães da raça Yorkshire Terrier, ocorrendo com menor frequência em Buldogue Francês, Shih Tzu e Maltês. A idade média para o surgimento das manifestações clínicas é de 4,5 anos (variando de quatro meses a 10 anos) e tanto machos quanto fêmeas podem ser afetados.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner