Epididimite
Tudo sobre:
A epididimite é um processo inflamatório do epidídimo, um ducto que coleta, armazena e transporta os espermatozóides produzidos pelos testículos. Trata-se de um ducto fino e muito longo, porém permanece contorcido, tendo um aspecto emaranhado. Devido a essa proximidade com os testículos, normalmente a inflamação acomete as duas estruturas ao mesmo tempo, havendo a epididimite concomitantemente à orquite. Nestes casos, o agente causador do problema, seja químico, físico ou biológico, pode acometer individualmente um dos dois órgãos, mas com o curso do processo inflamatório, ambos tornam-se problemáticos. O complexo orquite-epididimite é mais comum em cães do que em gatos.
Epididimites infecciosas podem ser causadas por agentes que chegam pela corrente sanguínea, pelo trato urinário ou por penetração direta (traumas, aplicações medicamentosas). Outra causa de infecção do epidídimo é a brucelose, comum em cães, que corresponde a uma zoonose com predileção pelo sistema genital. Porém, a causa mais comum de epididimite é traumática e está altamente relacionada aos animais semi-domiciliados e errantes que se envolvem em brigas quando estão sozinhos na rua. Aplicações tópicas, embora incomuns, causam reação inflamatória intensa nessa região e podem tornar o animal infértil, como ocorre nos casos de castrações químicas, com aplicações intratesticulares.
É uma afecção de curso doloroso e que altera a produção de espermatozóides por uma série de fatores: aumento da temperatura local, agentes químicos destruindo células, edema e ação tóxica de microrganismos. A epididimite pode evoluir e deixar o macho infértil ou subfértil.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso