Início >

Episclerite

Tudo sobre:

EPISCLERITE

Episclera é uma fina camada composta por tecido conjuntivo que recobre a esclera, a região branca dos olhos. Essa região é rica em vasos sanguíneos e passível de processos inflamatórios, o que se denomina episclerite. A episclerite tem caráter predominantemente benigno e pode ser causada por infecções bacterianas, fúngicas, ter caráter imunomediado, traumático ou em decorrência de acometimento por enfermidades em outras regiões dos olhos ou sistêmica. 

Pode-se classificar as episclerites em primária ou idiopática, e secundária. A episclerite primária ocorre em cães e também pode ser denominada nodular ou granulomatosa. Já as episclerites secundárias ou difusas são mais comum em cães do que em gatos e podem ter origem em doenças intra-oculares ou extra-oculares (sistêmicas). Doenças como erliquiose, leishmaniose e parasitoses causadas por Onchocerca sp. são as causas mais comuns para episclerites secundárias de causa sistêmica. As episclerites também podem se desenvolver após correções cirúrgicas, adjacente ao local da incisão ou pela entrada de corpos estranhos.

As episclerites não tem relação com o sexo dos animais, mas podem ter relação com determinadas raças de cães como o Cocker Spaniel, o Golden Retriever e Collie. Em gatos não há relatos quanto à predisposição racial.

Dúvidas frequentes

Transmissão

Episclerite primária: herança genética

Episclerite secundária: pode ter relação com doenças sistêmicas então, a transmissão dessa doença depende da identificação do agente causador.


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner