Erupções Medicamentosas Cutâneas
Tudo sobre:
Diversos medicamentos podem gerar efeitos adversos, dentre eles, um dos mais importantes são as dermatopatias. Estas são mais comumente observadas em humanos e nos animais de companhia por muito tempo foram consideradas raras, porém hoje se pode afirmar que as reações cutâneas causada por medicamentos não são incomuns e talvez o diagnóstico seja prejudicado por clinicamente se parecerem com dermatoses causadas por outros agentes. Também denominadas farmacodermias ou toxidermias, as erosões cutâneas causadas por medicamentos podem ser focais ou difusas, surgem como áreas avermelhadas que podem progredir para elevações na pele (pápulas eritematosas), urticária, angioedema e até culminar com anafilaxia e levar à morte.
Essas erupções podem ter causas imunológicas e não imunológicas. Os mecanismos imunológicos podem ser os mais inesperados possíveis, pois dependem de fatores individuais, ou seja, não se pode prever como cada organismo reagirá com determinado medicamento e o que desencadeará a reação alergênica. Em relação aos fatores não imunológicos, o medicamento pode interagir com outros, pode ocorrer incompatibilidade da dosagem, problemas com o metabolismo da droga pelo paciente ou a substância tóxica pode ser cumulativa, causando a farmacodermia.
Essas erupções podem ser geradas por medicamentos de uso oral, parenteral e tópico, sendo as últimas também denominadas dermatites de contato.
Embora possa ser diagnosticada nas mais variadas espécies, em cães e gatos as farmacodermias representam cerca de 2% de frequência acometendo animais de ambos os sexos e em qualquer faixa etária. Como existe uma infinidade de fármacos relacionados a essas dermatoses, a indicação de raças mais predispostas é dificultada, porém há maior frequência de relatos de reações vacinais, que cursam com alopecia, em raças de cães de pequeno porte e de pelo longo. As sulfonamidas parecem causar maiores reações em Schnauzer Miniatura e Dobermanns.
Nenhuma classe de medicamentos está livre de causar as erupções cutâneas, mas há aquelas descritas como mais frequentes, como as sulfonamidas, os antibióticos, os barbitúricos e as vacinas em geral.
As farmacodermias estão também relacionadas a outras manifestações de fundo imunológico como o pênfigo foliáceo, o lúpus eritematoso e a vasculites e podem apresentar complicações levando à necrose.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso