Fibrilação e Flutter Atriais
Tudo sobre:
O coração dos mamíferos é dividido em quatro cavidades – dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo). Os átrios localizam-se acima dos ventrículos e são separados destes pelas válvulas cardíacas. Eles são responsáveis por receber o sangue dos pulmões e do restante do organismo.
A fibrilação atrial é uma das arritmias mais comuns em cães e caracteriza-se pela contração desorganizada e independente dos átrios devido aos inúmeros impulsos elétricos incoordenados. A presença de inflamação, fibrose ou estiramento da parede do átrio podem influenciar nessa atividade elétrica. As arritmias são distúrbios da frequência, da regularidade, do sítio de origem e/ ou da condução da ativação elétrica do coração, de ocorrência muito comum em humanos e em algumas espécies de animais domésticos.
É considerada uma arritmia grave, porque promove a irregularidade e, muitas vezes, a rapidez da taxa de resposta ventricular. O pouco tempo de enchimento ventricular compromete o volume sistólico. Há perda da contração atrial principalmente quando a frequência cardíaca está elevada. E tudo isso culmina na redução do débito cardíaco (volume total de sangue bombeado pelo coração por minuto).
Pode ocorrer em animais saudáveis, quando é chamada de Fibrilação Atrial Isolada ou Idiopática, ou em associação a outras doenças cardíacas. A fibrilação atrial isolada é raramente diagnosticada e assintomática. As cardiopatias mais relatadas como predisponentes são: cardiomiopatia dilatada, valvulopatia atrioventricular degenerativa crônica, endocardiose de válvula mitral, malformações congênitas e, em gatos, as cardiomiopatias hipertróficas ou restritivas.
Há relatos mais comuns desta enfermidade em cães de porte grande ou gigante do que em cães de raças pequenas. Além disso alguns estudos demonstraram prevalência maior dessa enfermidade em animais de raças puras, adultos maduros e idosos e machos.
O Flutter atrial é um outro tipo de arritmia instável que pode evoluir para a fibrilação atrial. Caracteriza-se por contrações atriais rápidas e regulares.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso