Fibrossarcoma em Felinos
Tudo sobre:
O fibrossarcoma felino é um tumor maligno, bastante frequente entre os tumores encontrados em gatos, principalmente observado na pele e boca. O fibrossarcoma pode ocorrer de uma forma solitária, que aparece espontaneamente em qualquer local do corpo, e assim como outros tumores é encontrado principalmente em animais idosos, e a forma multicêntrica pode acometer animais jovens e está associada a infecções virais.
A forma mais comum de fibrossarcoma encontrada em gatos é a que está associada à vacinação ou aplicação de outros medicamentos injetáveis. O aumento no número de casos de fibrossarcoma nas regiões do corpo onde são comumente realizadas aplicações de vacinas nos animais levou à desconfiança de que a vacinação poderia estar envolvida no desenvolvimento do tumor.
Hoje, apesar de não conhecermos exatamente os mecanismos que levam ao desenvolvimento do fibrossarcoma, sabe-se que a inflamação causada por algumas vacinas (propositalmente para maior eficácia da vacinação) pode estar envolvida no surgimento desse tipo de tumor. Mas algumas linhas de pesquisa apontam que isso não se restringe somente às vacinas e sim a qualquer aplicação.
Não são conhecidas pré-disposições como raça ou sexo, sendo um tumor que pode acometer qualquer gato. Os sintomas vão depender do local de desenvolvimento do tumor, mas em geral, quando localizado nos membros e cabeça, pode ser observada uma massa que cresce rapidamente.
-Idiopático
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso