Gastroenterite hemorrágica
Tudo sobre:
O processo inflamatório do trato gastrointestinal (TGI) é chamado de gastroenterite e normalmente acomete diferentes órgãos desse sistema ao mesmo tempo, como estômago, intestino delgado e intestino grosso. Essa inflamação, que acomete de forma mais crítica a camada interna desses órgãos, a mucosa, pode gerar perda do epitélio celular e essa descamação pode resultar em sangramentos gastrointestinais, gerando a gastroenterite na forma hemorrágica.
As causas desta afecção são variáveis: infecções virais (parvovirose, panleucopenia felina), bacterianas (salmonelose, campilobacteriose) e fúngicas (pitiose); intoxicação alimentar; envenenamentos (“chumbinho”); presença de corpos estranhos que levam à lesão mecânica; intoxicação ou uso inadequado de medicamentos que alteram a microbiota intestinal normal; hipersensibilidade alimentar e doenças sistêmicas e autoimunes que afetam a mucosa do TGI. Animais com doença renal crônica também podem desenvolver gastroenterite hemorrágica, como consequência de alterações plaquetárias, úlceras causadas pela produção de amônia a partir da ureia (animais urêmicos) por bactérias do TGI, isquemia devido a lesões vasculares, entre outros.
A gastroenterite muitas vezes pode se apresentar como um sinal clínico de uma doença ou infecção primária e é uma enfermidade que possui elevada frequência na rotina clínica de pequenos animais. Os sinais clínicos são inespecíficos e o diagnóstico da causa (ou das causas, pois vários processos patológicos podem estar envolvidos ao mesmo tempo) pode levar um tempo e demandar diversos exames específicos. Alguns animais apresentam o quadro de maneira aguda, outros de maneira crônica e até mesmo intermitente.
Como consequência, além de alterações graves pela perda de sangue, podem surgir infecções secundárias que agravam o quadro, perfuração de órgãos do TGI, menor digestibilidade de nutrientes e maior perda de água e eletrólitos pelas fezes. Se não tratada rápida e adequadamente, pode evoluir para quadros graves e até mesmo óbito.
É importante salientar que os filhotes são extremamente sensíveis às perdas geradas pelas gastroenterites e demandam cuidado especial uma vez acometidos.
Depende da causa da gastroenterite. O contágio nas formas infecciosas ocorre principalmente pela via oro-fecal:
- Água contaminada
- Alimento contaminado
- Contato direto com fezes
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso