Glomerulonefrite
Tudo sobre:
Glomerulonefrite é o termo utilizado para se referir às doenças que levam a algum grau de destruição ou alteração glomerular, estrutura presente no rim que é composta por uma espécie de enovelado de capilares e fibras nervosas que têm função importante na estrutura e funcionamento renal.
Em pequenos animais, a glomerulonefrite é responsável por mais de 50% dos casos que evoluem para doença renal crônica (DRC). Os danos aos glomérulos causados por essa glomerulopatia podem ser graves, levando à fibrose das estruturas internas de forma irreversível, gerando uma insuficiência renal e, em alguns casos, é necessário diálise ou transplante renal (não aplicado na rotina veterinária ainda).
Existem algumas doenças sistêmicas que afetam os glomérulos e causam a glomerulonefrite, como hiperadrenocorticismo, neoplasias renais, doenças periodontais, inflamações sistêmicas crônicas, hipoperfusão renal, diabetes mellitus, hemoparasitose, leishmaniose, deposição de imunocomplexos (complexo antígeno e anticorpo), doenças autoimune, entre outras.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso