Início >

Hemoplasmose

Tudo sobre:

HEMOPLASMOSE

A hemoplasmose é uma doença infecciosa que acomete os gatos. Pode ser também conhecida pelos nomes anemia infecciosa felina, micoplasmose felina e, antigamente, por bartonelose felina. É uma doença que provoca anemia podendo variar de leve a intensa dependendo da espécie do agente infeccioso que é contraída pelo pet.

A transmissão não é completamente entendida, mas é possível que os gatos adquiram o causador da doença durante ferimentos por brigas ou pela ingestão de pulgas infectadas. A classificação deste causador é complexa e já foi alterada ao longo de estudos genéticos, mas atualmente considera-se que seja uma bactéria.

A distribuição da doença é mundial, sendo importante causa de doença em felinos, podendo ser uma causa primária de anemia ou mesmo atuar em infecções secundárias. Atinge pets de todas as faixas etárias e ambos sexos. Até o momento, três espécies de micoplasmas já foram detectadas no Brasil: Mycoplasma haemofelis, Candidatus Mycoplasma haemonminutum e Candidatus Mycoplasma turicensis

Existe uma forma aguda da enfermidade, isto é, que provoca sinais clínicos importantes logo após a infecção, e outra que atua mais comumente em gatos com o sistema imunológico enfraquecido ou que passaram por remoção cirúrgica do baço por causa de outra doença. Causas infecciosas de comprometimento do sistema imune como a FIV e FeLV e tumores (neoplasias) podem predispor à ocorrência desta doença.

O Mycoplasma é capaz de invadir o sistema circulatório dos pets e, com isso, parasitar suas células vermelhas (hemácias), fazendo com que o próprio sistema imunológico do gato ataque estas células e provoque anemia.

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Transfusão sanguinea

- Picada de artropodes

- Transplacentária


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner