Hidropisia dos envoltórios fetais
Tudo sobre:
As hidropisias são alterações congênitas, ou seja, acontecem antes dos fetos virem à termo. São caracterizadas pelo acúmulo excessivo e patológico de líquido em determinados locais como membranas fetais ou até mesmo no organismo dos fetos. A hidropsia dos envoltórios fetais são chamadas de “hidroâmnio” quando afeta a cavidade amniótica e “hidroalantoide” quando afeta a cavidade alantóide. O alantóide é responsável pelo acúmulo de líquidos fetais, principalmente urina. O âmnio, mais interno, é responsável por envolver completamente o feto, também acumula urina fetal e, mais ao final da gestação, guarda conteúdos como saliva e descamação fetal.
O hidroâmnio e o hidroalantoide podem ocorrer em associação ou apenas um dos dois, sendo o último mais comum. A hidropisia dos envoltórios é mais relatada em cadelas do que em gatas, mas tem baixa frequência nestas fêmeas no geral. Lembrando que no caso das cadelas e gatas que possuem mais de um feto, o problema irá acometer todos eles.
A presença desse excesso de líquido nas membranas fetais pode causar problemas durante a gestação ou no momento do parto. Durante a gestação, estes envoltórios acumulam e trocam os conteúdos, promovendo uma renovação dos líquidos fetais. Na fase final da gestação, onde há maior produção de líquidos fetais, é que os problemas começam a ocorrer. Normalmente, a ocorrência de hidropisias está relacionada a má-formações fetais, alterações renais e hepáticas dos fetos, torção ou compressão do cordão umbilical e funcionamento inadequado da placenta.
A sobrecarga de líquidos pode afetar o desenvolvimento dos fetos e prejudicar a mãe, causando distúrbios relacionados à maior pressão abdominal e distensão uterina, podendo gerar sinais brandos ou até mesmo graves, como ruptura do útero. Normalmente o parto pode se tornar problemático e precisa ser acompanhado de perto e a chance de uma gestação viável depende do momento em que a afecção ocorre: quanto mais precoce é o acúmulo anormal de líquido, maiores são as complicações; hidropisias mais ao final da gestação podem levar a quadros brandos.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso