Início >

Hiperparatireoidismo Secundário Renal

Tudo sobre:

HIPERPARATIREOIDISMO SECUNDÁRIO RENAL

O hiperparatireoidismo secundário renal é uma doença comum desencadeada pela insuficiência renal na qual há um aumento da concentração do hormônio da paratireoide (paratormônio ou PTH), responsável pelo metabolismo do cálcio no organismo. Esse hormônio é produzido pela glândula paratireoides que ficam localizadas nos polos das tireoides quando os níveis de cálcio no sangue estão abaixo dos valores de referência. 

É considerada uma síndrome complexa e multifatorial, pois envolve mecanismos que alteram a concentração sérica de cálcio, PTH, fósforo e calcitriol. Quando a função renal diminui por qualquer origem, há também a retenção de fósforo (redução de sua excreção pelos rins), déficit de vitamina D (ativada nos rins) e hipocalcemia (redução da reabsorção renal e da absorção intestinal mediada pela vitamina D). A hipocalcemia resulta na síntese e liberação de PTH com o intuito de normalizar os níveis séricos de cálcio e o calcitriol, vitamina D ativa, é um dos responsáveis pela regulação da sua produção, porém, quando há concentração elevada e persistente de fósforo, o calcitriol não é produzido, não conseguindo regular a produção pela glândula paratireoide havendo, portanto, aumento da secreção de PTH.

A elevada concentração de PTH ativo no organismo atua em diferentes órgãos e sistemas - cérebro, coração, medula óssea e outros. O PTH é responsável pela mobilização de cálcio dos ossos, levando ao aumento de sua concentração no sangue, predispondo a calcificação de tecidos moles, incluindo a deposição de cálcio nos rins, agravando a injúria renal. A manifestação clínica mais comum deste distúrbio é a osteodistrofia fibrosa, principalmente na região da mandíbula. O osso se torna macio e flexível pela retirada de cálcio para regulação das concentrações séricas. Esse quadro é conhecido como “mandíbula de borracha”.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner