É emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração pode influenciar

Tudo sobre:

HIPERPLASIA E PROLAPSO VAGINAIS

A hiperplasia e o prolapso vaginais ocorrem durante o cio como consequência dos níveis de hormônio circulantes que geram o aumento do tecido vaginal. É mais comum acontecer em cadelas jovens até o terceiro cio. A afecção é causada pela eversão da mucosa edemaciada e com o aumento do nível de estrógeno e/ ou fraqueza do tecido conjuntivo vaginal pode ocorrer o prolapso.

A intensidade do edema e da eversão é variável, sendo que um edema intenso pode causar a protrusão do tecido vaginal pela vulva que causa uma obstrução mecânica e interfere no acasalamento normal. Existem dois tipos de prolapso, o tipo I e o tipo II. O tipo I é possível identificar apenas realizando palpação vaginal, já o tipo II é visível, pois se projeta para fora da vulva.

O tecido exteriorizado nos lábios vulvares pode sofrer abrasões, lambidas, ressecamento e alteração de coloração. Esses traumas resultam em lesões e sangramento do tecido, podendo comprimir as estruturas ao redor causando alterações na defecação e micção desses animais.

Apesar das causas serem múltiplas, nota-se uma relação familiar em determinadas raças como Boston Terrier, Boxer, Bulldog, Fila Brasileiro e Doberman, sendo extremamente rara em gatos.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner