É emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração pode influenciar
Tudo sobre:
A hiperplasia e o prolapso vaginais ocorrem durante o cio como consequência dos níveis de hormônio circulantes que geram o aumento do tecido vaginal. É mais comum acontecer em cadelas jovens até o terceiro cio. A afecção é causada pela eversão da mucosa edemaciada e com o aumento do nível de estrógeno e/ ou fraqueza do tecido conjuntivo vaginal pode ocorrer o prolapso.
A intensidade do edema e da eversão é variável, sendo que um edema intenso pode causar a protrusão do tecido vaginal pela vulva que causa uma obstrução mecânica e interfere no acasalamento normal. Existem dois tipos de prolapso, o tipo I e o tipo II. O tipo I é possível identificar apenas realizando palpação vaginal, já o tipo II é visível, pois se projeta para fora da vulva.
O tecido exteriorizado nos lábios vulvares pode sofrer abrasões, lambidas, ressecamento e alteração de coloração. Esses traumas resultam em lesões e sangramento do tecido, podendo comprimir as estruturas ao redor causando alterações na defecação e micção desses animais.
Apesar das causas serem múltiplas, nota-se uma relação familiar em determinadas raças como Boston Terrier, Boxer, Bulldog, Fila Brasileiro e Doberman, sendo extremamente rara em gatos.
-Não se aplica
-Protrusão de massa pela vulva
-Descarga vulvar
-Sangramentos
-Fêmeas não aceitam a cópula
-Dificuldade de defecar e urinar
-Lambedura na região
-Edema perineal
É baseado nos sinais clínicos, idade e fase do ciclo estral.
-Citologia Vaginal
-Inspeção cuidadosa da vulva no exame físico
-Palpação vaginal
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário.
O tratamento definitivo para a hiperplasia e prolapso vaginal é a castração da fêmea, já que outros tratamentos mostram grandes chances de recidiva. Após a castração, os níveis de estrógeno diminuem e o prolapso regride espontaneamente.
Nos casos de cadelas de alto valor reprodutivo, pode ser considerada a possibilidade de inseminação artificial caso os tutores insistam na reprodução do animal, lembrando que o ideal é que esses animais não sejam utilizados para a reprodução, pois a doença apresenta uma predisposição hereditária.
Em casos de prolapsos recentes, o prolapso pode ser reduzido, dessa maneira o animal deve ser encaminhado a atendimento veterinário o mais rápido possível, para que o procedimento seja realizado.
Já em casos de prolapsos crônicos e com tecidos desvitalizados, deve ser realizada a ressecção cirúrgica evitando infecções, automutilação, restabelecendo assim a restauração do lúmen vaginal.
As fêmeas que apresentam tal alteração devem ser retiradas da reprodução e serem castradas.
FILHO, S. T. P et al. Hiperplasia e Prolapso Vaginal em Cadela - relato de caso. Revista da FZVA Uruguaiana, v. 9, n. 1, p. 84-94, 2002.
FOSSUM, T. W. Cirurgia de pequenos animais. 4° edição, p.824-826, 2014.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.