Hipocalemia ou Hipopotassemia
Tudo sobre:
O potássio é um elemento muito importante nos processos fisiológicos e por meio de mecanismos regulatórios se mantém em alta concentração dentro das células. Devido à sua grande importância na geração de potencial de membrana e nas funções neuromuscular e cardíaca, o organismo torna-se muito sensível às alterações na sua concentração plasmática.
Algumas situações patológicas podem levar a um desequilíbrio deste componente, resultando em redução dos níveis séricos (abaixo dos valores de referência) conhecida como hipopotassemia ou hipocalemia.
A hipopotassemia geralmente é multifatorial, ou seja, diversos fatores contribuem para sua ocorrência. Dentre eles:
- Redução na entrada de potássio: nutrição deficiente, anorexia, reposição de fluidos sem potássio ou que não supre a necessidade diária, ingestão de bentonita (substrato de argila em caixas higiênicas);
- Perda de potássio: diarreia, vômito, excreção urinária (doenças renal e hepática crônicas, medicamentos que aumentam a produção de urina, acidificantes urinários, produção de urina após desobstrução uretral, antibióticos -anfotericina B, aminoglicosídeos, penicilinas), hipomagnesemia, acidose metabólica, hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo, hiperaldosteronismo, terapia com bicarbonato de sódio.
- Entrada do potássio na célula: situações estressantes com liberação de adrenalina endógena ou com uso de medicamento similares exógenos/ externos ao organismo (noradrenalina e adrenalina), fármacos inibidores da enzima conversora de angiotensina (Enalapril e Benazepril), heparina, fluido rico em glicose, hipotermia (redução da temperatura corporal), hiperinsulinemia (aumento da insulina sanguínea), alcalose respiratória e metabólica e nutrição parenteral (alimentação por via sanguínea com aporte de macro e micronutrientes), miopatia hipopotassêmica (gatos da raça Burmês).
Geralmente não apresenta sintomatologia clínica, porém gatos são mais sensíveis a hipocalemia. Os animais podem apresentar sinais de maneira variável e proporcionalmente ao grau da queda do potássio, em casos em que ocorre uma queda severa, pode levar a alterações cardíacas e musculares em que o animal apresenta uma fraqueza muscular podendo evoluir para paralisia da musculatura respiratória e morte. Em casos de miopatia hipopotassêmica em gatos, pode ocorrer hipermetria dos membros torácicos, ventroflexão de pescoço, postura plantígrada ou abdução de membro pélvico. Quadros de poliúria e polidipsia podem estar presente, principalmente quando há lesão renal.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso