Histerocele gravídica
Tudo sobre:
Hérnia é o termo utilizado para descrever o escape de um ou vários órgãos ou de partes deles por um orifício aberto em cavidades do corpo que apresentam paredes internas para a proteção dos órgãos. A hérnia pode ser originada por malformação durante o desenvolvimento embrionário, pelo enfraquecimento das paredes protetoras, traumas ou ainda sem uma causa aparente. Quando a hérnia envolve a locomoção do útero ou parte dele para dentro do canal inguinal (por onde passam ligamentos que auxiliam na fixação do útero) ela é chamada de histerocele.
A histerocele pode estar envolvida com problemas reprodutivos nas gatas e cadelas e raramente ocorre sem que o útero apresente algum tipo de patologia. Porém, pode ocorrer nesses casos principalmente em cadelas de meia idade. Frequentemente a locomoção do útero está relacionada com casos de piometra ou com o enfraquecimento da musculatura abdominal que pode ser provocado pela condição de saúde geral, como por exemplo a obesidade. Além dos fatores de saúde, a histerocele pode ocorrer durante a gestação, chamada então de histerocele gravídica.
Ao contrário da histerocele não gravídica (sem piometra), que pode permanecer sem causar danos imediatos à saúde da fêmea, a presença do desenvolvimento de filhotes em local inadequado é um quadro grave que deve ter atenção e tratamento imediato. A partir do diagnóstico com auxílio de ultrassonografia para a correta visualização da histerocele, o procedimento cirúrgico de tratamento é recomendado para a remoção do útero do canal inguinal em caráter emergencial.
-Congênita
-Idiopática
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso