Impetigo ou Piodermite do filhote
Tudo sobre:
O impetigo é uma afecção de pele que pode ocorrer em pets, associada a uma infecção superficial causada por bactérias. Também é conhecida pelos nomes piodermite do filhote e dermatite pustular superficial. É observada em áreas sem pelos, principalmente na região de abdômen, podendo estar associada a vários fatores de base que predispõem à infecção, tais como: parasitas internos (verminoses), parasitas externos (pulgas e carrapatos), deficiência nutricional e ambientes sujos. É vista com maior frequência em cães jovens antes de atingirem a puberdade, mas pode ocorrer em pets mais velhos a depender do seu grau de exposição aos fatores de risco e da integridade do seu sistema imunológico.
As lesões se apresentam como pequenos pontos (pústulas) avermelhados ou regiões arredondadas preenchidas por líquido, similares a picadas de insetos nos humanos, que podem apresentar crostas ou não e se distribuem principalmente em regiões de axila, virilha e abdômen. Estas lesões não causam dor ou coceiras. Exames complementares podem revelar presenças de células específicas de defesa do organismo, assim como evidenciar bactérias como as que pertencem ao gênero Staphylococcus, que são habitantes comuns da flora da pele, mas podem multiplicar-se em situações oportunistas. Lesões mais crônicas podem adquirir um aspecto enegrecido.
Outros diagnósticos para os mesmos sinais a serem pesquisados a critério do seu Médico(a) Veterinário(a) incluem: picadas de inseto, processos iniciais de sarna, piodermite superficial, demodicose e dermatofitose. Além disso, doenças infecciosas como cinomose canina e leishmaniose visceral canina podem provocar pústulas em regiões similares ao impetigo, sendo de grande importância investigar sua ocorrência.
A determinação do quadro de impetigo leva em consideração a exclusão de outras causas dermatológicas de sinais semelhantes, histórico e sinais clínicos do pet, podendo ser recomendados alguns exames complementares para confirmação.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso