Infecção por micobacterias
Tudo sobre:
Doenças micobacterianas possuem caráter infectocontagioso, granulomatoso, crônico e progressivo, sendo causadas por bactérias do gênero Mycobacterium.
Os tipo de infecção desencadeadas por essas bactérias são tuberculosa, leprosa e não tuberculosa. As infecções caracterizadas como tuberculosas são causadas por Mycobacterium tuberculosis, M. bovis e M. microti. Dentre as infecções lepromatosas, destaca-se a M. lepraemurium. As infecções denominadas como não tuberculosas são causadas por bactérias saprófitas (decompositoras) ambientais, responsáveis por doenças oportunistas ou atípicas, resultando em lesões piogranulomatosas cutâneas, subcutâneas, linfáticas e lesões generalizadas em animais imunossuprimidos.
A tuberculose acomete cães e gatos de qualquer idade e sexo. Cães da raça Basset Hound e gatos Siameses apresentam maior susceptibilidade a essa doença.
A lepra felina acomete principalmente gatos adultos e filhotes de vida livre, não havendo predisposição de gênero e raça. Há relatos de granuloma lepróide canino em cães pertencentes a raças de grande porte, mantidos no exterior da residência, principalmente das raças Boxer e Pastor Alemão.
A micobacteriose não tuberculosa sistêmica apresenta-se como uma doença esporádica que pode acometer cães e gatos de qualquer idade, gênero e raça. Já a forma não tuberculosa responsável pela paniculite micobacteriana acomete mais animais adultos.
O diagnóstico da doença e do agente causador é fundamental, uma vez que algumas espécies (ex.; M. bovis) apresentam potencial zoonótico, sendo uma questão importante de saúde pública.
A forma de transmissão varia de acordo com a espécie de micobactéria.
- Alimento contaminado
- Água contaminada
- Contato com solo contaminado
- Fômites
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso