Inflamação Orofaríngea
Tudo sobre:
A inflamação orofaríngea pode ser classificada de acordo com a região acometida, sendo chamada de estomatite quando envolve o tecido mole da cavidade oral, ou faringite quando a faringe encontra-se comprometida. Ambas caracterizam-se pelo desenvolvimento de processo inflamatório, podendo ocorrer em conjunto ou isoladas, que podem se agravar se não tratadas adequadamente.
De etiologia ampla, animais de todas as faixas etárias, espécies e de ambos os sexos podem ser acometidos. Portanto, o diagnóstico vai depender da avaliação do Médico Veterinário, com o auxílio de exames complementares, uma vez que diversas são as causas do processo inflamatório.
Dentre as possíveis causas que desencadeiam a inflamação orofaríngea estão: físicas (ingestão ou lesão por corpos estranhos); químicas (envenenamento, contato com ácidos, ingestão de plantas tóxicas); infecção; problemas autoimunes; deficiências nutricionais.
Alguns diagnósticos diferenciais importantes devem ser considerados, como a Insuficiência renal crônica; FIV (vírus da imunodeficiência felina) e FELV (vírus da leucemia felina), estomatite linfoplasmocitária em felinos, gengivite estomatite crônica, úlceras orais, entre outros.
Para a avaliação de possível transmissão o diagnóstico deve ser considerado, como em causas virais, fúngicas e bacterianas, por exemplo.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso