Não é considerada emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
O pâncreas é uma glândula do organismo que tem a função de secretar enzimas digestivas e algumas outras substâncias que servem para facilitar a digestão e proporcionar uma absorção de nutrientes adequada. O pâncreas também produz alguns hormônios como insulina e glucagon, que tem a função de regular o metabolismo do animal.
Insuficiência pancreática exócrina é uma síndrome que ocorre quando a quantidade de enzimas digestivas pancreáticas no intestino delgado não é suficiente para a realização correta da digestão e absorção dos nutrientes necessários ao organismo.
A insuficiência pancreática exócrina acontece em cães e gatos, porém com menor frequência nos gatos. A doença pode ocorrer em decorrência de uma pancreatite crônica, que é a inflamação do pâncreas que perdura por longos períodos, danificando as estruturas do órgão.
A atrofia acinar pancreática é a diminuição nas células acinares do pâncreas, responsáveis pela secreção das substâncias digestivas. Quando acontece a perda de mais de 90% das células acinares pancreáticas, acontece a diminuição da secreção de enzimas digestivas e o animal pode apresentar sinais de má digestão e de má absorção de nutrientes.
Apesar de a atrofia acinar pancreática ser a principal causa de insuficiência pancreática exócrina, essa patologia também pode ser observada em consequência de tumores no pâncreas.
-Idiopático
Sinais inespecíficos de distúrbios gástricos (isolados ou em conjunto):
-Ataxia
-Emagrecimento
-Caquexia
-Apatia
-Anorexia
-Êmese
-Poliúria
-Polidipsia
-Polifagia
-Diarreia
-Coprofagia
-Esteatorreia
Para o diagnóstico, são realizadas provas da Função Pancreática Exócrina
- Imunorreatividade semelhante à da tripsina
Exames complementares que o médico veterinário pode solicitar:
-Parasitológico de Fezes
-Hemograma completo
-Urinálise
-Radiografia
-Albumina
-Ureia
-AST – TGO
-ALT – TGP
-Fósforo
-Gama GT
-CPK (creatinofosfoquinase)
-Fosfatase Alcalina (F.A.)
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário.
A Insuficiência Pancreática Exócrina não tem cura, porém o tratamento é relativamente simples. O tratamento consiste na suplementação com as enzimas digestivas e demais substâncias que estão em falta no processo digestivo que são simplesmente adicionadas ao alimento do animal.
O médico veterinário também poderá recomendar alterações na dieta para melhor adaptação e absorção de nutrientes. Quando o animal apresentar deficiências minerais ou vitamínicas, ou em caso de animais subnutridos, os suplementos vitamínicos e minerais também podem ser necessários.
Eventuais complicações secundárias ao quadro também podem exigir tratamento para a melhora do quadro geral do animal.
O fator hereditário pode estar envolvido nessa patologia, principalmente em cães da raça Pastor Alemão, portanto a linhagem e reprodução desses animais deve ser discutida com o médico veterinário.
DOS SANTOS ZOELLNER, Juliana Valério et al. INSUFICIÊNCIA PANCREÁTICA EXÓCRINA EM CÃO–RELATO DE CASO. REVISTA ELETRÔNICA BIOCIÊNCIAS, BIOTECNOLOGIA E SAÚDE, v. 10, n. 19, p. 3-3, 2017.
MOREIRA, T. de A.; GUNDIM, L. F.; MEDEIROS-RONCHI, A. A. Patologias pancreáticas em cães: revisão de literatura. Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 109-115, abr./jun. 2017.
LUCCA, R. P. da V. de. Insuficiência pancreática exócrina em cão - relato de caso. Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 83-86, abr./jun. 2017.
OLIVEIRA, Natalia da Silva. Insuficiência pancreática exócrina em cão: relato de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Medicina Veterinária, Garanhuns, BR-PE, 2018.
ZOELLNER, Juliana Valério dos Santos et al. INSUFICIÊNCIA PANCREÁTICA EXÓCRINA EM CÃO–RELATO DE CASO. REVISTA ELETRÔNICA BIOCIÊNCIAS, BIOTECNOLOGIA E SAÚDE, v. 10, n. 19, p. 3-3, 2017.
OLIVEIRA, Vanessa Silvério de. Insuficiência pancreática exócrina em cães; Revisão bibliográfica / Vanessa Silvério de Oliveira; orientador Christine Souza Martins. – Brasília, 2017.. Trabalho de conclusão de curso de graduação – Universidade de Brasília/Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.