Laringite
Tudo sobre:
A laringe é um órgão do sistema respiratório composto por membranas e cartilagens situada entre a faringe e a traqueia, onde localizam-se as cordas vocais. Ela funciona como uma válvula que impede a passagem de ar durante a deglutição e também impede a passagem de partículas alimentares ou líquidos para a via respiratória. A laringite é o nome que se dá a qualquer processo inflamatório neste órgão, pode ser uma doença isolada ou um dos sintomas de uma doença infecciosa sistêmica.
É bastante frequente em cães e gatos e pode aparecer na forma aguda ou crônica. A forma aguda geralmente está associada a processos infecciosos, comuns em épocas frias e secas (outono/ inverno) como a Traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis) e o Complexo Respiratório Felino. A forma crônica, por sua vez, relaciona-se a injúrias constantes, como os hábitos de latir constantemente e ficar “se enforcando” na coleira ou devido ao refluxo gastroesofágico grave.
A irritação permanente pode levar à fibrose das pregas vocais e calcificação da laringe, promovendo algumas sequelas como voz áspera e tosse recidivante. Em casos graves, há comprometimento dos nervos laríngeos causando a paralisia de laringe e consequente obstrução da passagem de ar.
Pode acometer animais de qualquer idade, porte, sexo ou raça.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso