Início >

Má Oclusão Dentária

Tudo sobre:

MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA

A má oclusão dentária consiste no posicionamento incorreto dos dentes, desencadeando um alinhamento imperfeito dos mesmos que impossibilita o encaixe entre a maxila e a mandíbula. Dependendo do grau de má oclusão, podem ocorrer dores e dificuldade em se alimentar, desgaste dentário excessivo, fraturas, doença endodôntica, além de lesões na mucosa oral, na língua e no palato.

A casuística é frequente em roedores e lagomorfos, uma vez que estes apresentam crescimento contínuo dos dentes e, por isso, têm a necessidade constante de roer. A falta de desgaste natural dos dentes ocorre devido a causas genéticas, processos inflamatórios, fraturas, alimentação inadequada, entre outros fatores, ocasionando a má oclusão, além de lesões orais e incapacidade em se alimentar. Quando a causa é de origem genética, recomenda-se que não se faça a reprodução do animal, já que a condição apresenta-se de maneira hereditária.

Ao se tratar de cães e gatos, existem diversas classificações para a má oclusão de acordo com o posicionamento dos dentes. Isto porque, nestes animais, o acometimento ocorre devido à posição incorreta dos dentes, normalmente quando os permanentes nascem. Já em roedores e lagomorfos, a má oclusão ocorre pelo crescimento excessivo dos dentes e/ ou pelo desgaste ineficiente dos mesmos, por diversas causas já mencionadas acima. Entre elas, as mais significantes são: manejo nutricional inadequado - quando não é fornecida alimentação que contribua para o desgaste correto; genética - repassada por caráter hereditário.

Dúvidas frequentes

Transmissão

Não se aplica, pois a má oclusão não é passada de um animal a outro, exceto em caráter hereditário no caso de roedores.


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner