Massas Bucais
Tudo sobre:
As neoplasias são classificadas basicamente em malignas e benignas, de acordo com as diferentes características bioquímicas, morfológicas e funcionais. Apesar das benignas causarem alteração tecidual direta, não resultam em elevada mortalidade. Em contrapartida, as malignas causam maior destruição no tecido e geralmente levam o animal a óbito.
A etiologia das neoplasias que afetam a cavidade oral não está totalmente elucidada. Acredita-se que esteja dividida em fatores ambientais (exógenos) e fatores internos (endógenos). Os ambientais incluem a radiação ionizante, carcinógenos químicos (pesticidas, herbicidas, inseticidas), luz solar e traumatismos; já os internos incluem as infecções crônicas, viroses, implantes metálicos, fatores hormonais e genéticos. Não há informações disponíveis na literatura quanto aos efeitos dos hábitos alimentares dos animais na incidência dessa afecção.
A migração e infiltração de células malignas em tecidos adjacentes podem causar metástase, via corrente sanguínea, dando origem a novos focos tumorais. O pulmão é o local mais comumente afetado, porém a maioria das neoplasias orais não causa metástase neste órgão, nem em linfonodos cervicais, com exceção do melanoma.
Dentre as neoplasias malignas orais em cães, a mais frequente é o melanoma, seguido do carcinoma de células escamosas e fibrossarcoma. A neoplasia benigna odontogênica mais observada é o epúlide e a não odontogênica é o fibroma. Em felinos, os carcinomas de células escamosas são os mais comuns, representando 75% das neoplasias malignas.
A evolução clínica das neoplasias orais é dividida em fulminante (quando o aparecimento é súbito, com rápida fase de crescimento), progressiva (contínua piora da doença), estável (quando a neoplasia estabiliza-se em fase de crescimento, sem progressão, com exibição de sintomas) e quiescente (quando em algum estágio os sinais clínicos são imperceptíveis). Quando se consideram tumores orais, os cães machos são mais afetados do que as fêmeas.
As raças caninas mais predispostas às neoplasias orais são o Pointer, Weimaraner, Boxer, Poodle, Chow Chow, Golden Retriever e Cocker Spaniel. Normalmente, se originam em cães e gatos de idade média a avançada, porém não são raros os acometimentos em jovens.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso