Não é considerada emergencial

Afeta somente cães

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

MEDULOBLASTOMA

Meduloblastoma caracteriza-se por uma neoplasia intracraniana, conhecida também como tumor neuroectodérmico primitivo (primitive neuroectodermal tumors, PNETs). Este tumor origina-se das células germinativas neuronais, localiza-se na região cerebelar e apresenta natureza maligna, podendo levar à compressão do tronco encefálico e do mesencéfalo. Tal neoplasia é rara, apresentando-se de forma individual e isolada na maioria dos casos observados, embora já sejam descritas apresentações múltiplas na literatura. 

Representando apenas cerca de 3% das neoplasias intracranianas primárias, acometendo em sua maioria animais de meia idade a idosos e é diagnosticado em cães mais jovens de forma ocasional, nos quais é um dos tumores encefálicos mais prováveis de ocorrer. Além disso, cães acima do escore corporal desejável são mais predispostos a apresentar tumores intracranianos.

Não se tem, até o momento, a elucidação completa dos fatores que desencadeiam a formação do meduloblastoma cervical, sendo a desordem de alguns hormônios como o estrógeno e a progesterona relatados em estudos recentes como potenciais influenciadores da manifestação desta neoplasia.

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Não se aplica

Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner