Meningioma
Tudo sobre:
Os tumores primários do sistema nervoso central (SNC) em cães e gatos estão relacionados principalmente com o envelhecimento e, por isso, os animais mais velhos demandam maior atenção quando apresentam sinais neurológicos. A forma benigna é mais comum, embora possa levar a quadros graves devido à compressão de estruturas nobres no encéfalo e medula.
O meningioma é o tumor intracraniano mais comum na medicina veterinária e origina-se nas meninges, membranas que recobrem o sistema nervoso central desde o encéfalo até toda a medula. Embora apresente comportamento biológico benigno e crescimento lento, o meningioma pode comprimir as estruturas adjacentes e resultar em diferentes sintomatologias neurológicas de acordo com sua localização.
Em geral, não há predisposição sexual e racial, embora cães das raças Golden Retriever, Boxer e Schnauzer miniatura apresentem maior risco para seu desenvolvimento. Ocorre com maior frequência em cães do que em gatos.
O diagnóstico definitivo só ocorre por meio de exame histopatológico, porém, com a associação do histórico, sinais clínicos e resultados de exames complementares, principalmente de imagem, é possível obter um diagnóstico presuntivo.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso