Início >

Metrite

Tudo sobre:

METRITE

O útero é o órgão do sistema reprodutor feminino responsável por abrigar o embrião desde o momento do início de seu desenvolvimento - na concepção, até o nascimento. O órgão participa das relações vasculares que fornecem o suporte necessário para o surgimento da vida. Composto por camadas (endométrio, miométrio e perimétrio), o útero altera sua morfologia de acordo com as fases do ciclo reprodutivo da fêmea.

De acordo com a fase reprodutiva da cadela ou da gata, as fêmeas ficam mais ou menos suscetíveis às infecções no útero, pois ocorrem variações no fluxo de sangue e células de defesa presentes. No período após o parto, é comum haver infecções uterinas em diversas espécies em razão da fragilidade em que o órgão se encontra. Essa infecção no período pós-parto, capaz de causar inflamação por todas as camadas do útero, é chamada de metrite.

Complicações durante o parto e gestação podem contribuir com a ocorrência de metrite nos animais domésticos, assim como o abortamento. Traumas uterinos durante o parto ou a necessidade de manobras obstétricas, além da retenção de placenta, podem ocasionar lesões importantes no útero, facilitando a entrada e proliferação dos agentes microbianos envolvidos na metrite. 

O(a) tutor(a) pode observar indícios de infecção uterina pós-parto ao notar que o comportamento da fêmea está diferente do esperado, sendo que nesses casos ela tende a apresentar uma produção de leite diminuída e a negligenciar os filhotes. O corrimento vaginal sanguinolento, esverdeado ou com presença de pus e odor fétido também pode ser notado, além de sinais inespecíficos como vômitos e diarreia.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Inseminação Artificial

-Parto


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner