Mucocele da Vesícula Biliar
Tudo sobre:
A vesícula biliar é um órgão responsável pelo armazenamento de bile, produzida pelo fígado, com a função de digerir as gorduras do intestino, e tem a forma de um saco e localiza-se abaixo do fígado.
A mucocele de vesícula biliar é uma enfermidade do sistema hepático/ biliar que envolve o acúmulo anormal de muco no lúmen da vesícula biliar devido ao espessamento da mucosa e hiperplasia (aumento) das células secretoras de muco. Sua origem não está muito bem estabelecida, porém algumas pesquisas indicam que as causas primárias envolvem a diminuição da motilidade, estase biliar, aumento da absorção de água e hipertrofia da mucosa. Isso porque a diminuição da motilidade e estase biliar promovem o aumento na absorção da água e a progressão dessa condição torna o conteúdo biliar mais sólido e imóvel.
As manifestações clínicas podem variar de acordo com a gravidade do quadro e presença de obstrução dos ductos biliares. O animal pode apresentar-se sem sintomas (assintomático) ou, nos casos mais graves, pode haver rompimento da vesícula culminando na peritonite biliar. Caso não haja a intervenção imediata, o(a) paciente corre grande risco de morte.
É frequentemente relatada em cães e mais raramente em gatos. A idade mais acometida está na faixa de meia-idade a idosos, sem aparente predileção sexual.
Em cães, as raças como Pastores de Shetland, Cockers Spaniels e Schnauzer miniatura são descritas com maior predisposição. A doença pode ser também secundária a alterações endócrinas como a hiperadrenocorticismo e hipotireoidismo, devido ao aumento da dislipidemia (aumento de colesterol e triglicerídeos no sangue).
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso