Início >

Nanismo Hipofisário

Tudo sobre:

NANISMO HIPOFISÁRIO

O nanismo hipofisário se apresenta como uma falha no potencial de crescimento normal dos animais e sua pelagem, decorrente da deficiência de hormônios do crescimento secretados pela hipófise. A hipofunção hipofisária é uma condição rara e de caráter hereditário, por gene autossômico recessivo, manifestando-se principalmente em cães da raça Pastor Alemão e não apresenta predileção sexual. Também pode ocorrer por processos patológicos durante a vida intra-uterina, mas o fator hereditário é o mais observado na rotina clínica.

Os animais afetados não apresentam disfunções até os dois meses de idade e não se diferenciam da ninhada. Após este período, torna-se mais evidente que o animal acometido possui um desenvolvimento mais lento em relação aos outros. Uma característica comum aos animais com nanismo é a permanência dos pelos secundários, ou lanugem, e falha no desenvolvimento dos pelos primários.

Apesar dos sinais de nanismo hipofisário serem clássicos e evidentes, é importante que se elimine possíveis diagnósticos diferenciais que envolvam alterações endócrinas relacionadas ao crescimento deficiente. Entre eles, o hipotireoidismo congênito é o mais importante, apesar de outras causas endócrinas como a diabetes mellitus serem significantes. Dentre as causas sem origem endócrina, deve-se considerar a desnutrição, disfunções hepáticas, doença renal, problemas no desenvolvimento ósseo, entre outras.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Hereditária

-Congênita


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner