Início >

Neoplasia Ovariana

Tudo sobre:

NEOPLASIA OVARIANA

Na maioria das vezes, as neoplasias ovarianas não são percebidas devido à falta de inspeção dos ovários sendo observadas apenas microscopicamente após a retirada dos mesmos. Os tumores ovarianos acometem vacas, éguas e cadelas, sendo comumente bilateral nas cadelas. 

Essas neoplasias podem ser divididas em três grupos de acordo com a sua origem: tumores de células do estroma ovariano, de células epiteliais e de células germinativas, sendo as neoplasias de células epiteliais mais frequentemente encontradas em cadelas idosas.

As neoplasias ovarianas representam 1,2 % de todas as neoplasias em cadelas e podem afetar um ou os dois ovários por meio de diversos cistos com fluidos e muco em seu interior. Essa neoplasia merece atenção principalmente por ter um grande potencial metastático, podendo acometer posteriormente linfonodos, rins, baço e outros órgãos. 

Por muitas vezes serem silenciosos, é preciso estar sempre atento e realizar check-ups semestral ou mensalmente nas fêmeas. Quando apresentam sinais, pode haver aumento abdominal, secreção vulvar e endocrinopatias. 

A literatura aponta que as neoplasias ovarianas podem acontecer em cadelas entre 14 meses e 16 anos de idade, sendo as da raça Buldogue Inglês mais acometidas. Em gatas, a doença pode ocorrer entre dois meses e 20 anos, sendo mais comum em felinas com sete anos de idade. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner