Neoplasias de uretra
Tudo sobre:
A uretra é um canal que faz parte do sistema urinário responsável por conduzir a urina armazenada na bexiga para o exterior do corpo durante a micção.
As neoplasias (formação de tecido com crescimento anormal) uretrais são pouco frequentes e podem ser benignas ou malignas (“câncer”), sendo o tipo mais comum nos cães o carcinoma de células transicionais (neoplasia maligna), extremamente raro em gatos. Outras neoplasias que podem acometer a uretra dos pequenos animais incluem o carcinoma de células escamosas, adenoma, adenocarcinoma, fibroma, hemangiossarcoma e leiomioma.
Esses tumores podem ser primários (da própria uretra) ou secundários, oriundos de neoplasia prostática ou vesical. Mas, no geral, correspondem às expansões de neoplasias vesicais ou prostáticas. Os carcinomas acometem mais fêmeas idosas do que machos, não havendo predileção por uma raça específica.
A expansão do tumor, seja ele benigno ou maligno, pode levar à obstrução uretral - que resulta em retenção urinária e estrangúria (dor ao urina).
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso