Início >

Neoplasias Encefálicas

Tudo sobre:

NEOPLASIAS ENCEFÁLICAS

As neoplasias intracranianas são responsáveis por grande parte de disfunções neurológicas nos cães e gatos. Acometem geralmente cães de meia idade a idosos e podem ser classificadas como primárias ou secundárias.

As neoplasias encefálicas demonstram predileção para as raças Golden Retriever, Boxer, Labrador Retriever, Buldogue Francês, Collie e Schnauzer, embora possam acometer outras raças e cães sem raça definida (SRD).

Dentre as neoplasias intracranianas a mais comum é o meningioma, seguido pelo glioma, neuroblastoma, sarcoma indiferenciados, entre outros. As manifestações clínicas variam de acordo com o tipo e localização do tumor, sua agressividade e grau de compressão das estruturas adjacentes. De forma geral, a sintomatologia ocorre como resultado da compressão das estruturas adjacentes à formação tumoral, isquemia (falta de fornecimento sanguíneo para um tecido), edema, inflamação e necrose tecidual.

Ao contrário das neoplasias primárias, as metástases intracranianas aparecem sob a forma de nodulações múltiplas e sua propagação ocorre por via hematógena (sanguínea) e pelo líquido cefalorraquidiano (LCR). O prognóstico para casos de metástase no sistema nervoso central (SNC) é desfavorável, independentemente do tipo de neoplasia, estando o paciente em um estadiamento mais avançado da doença.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner