Neoplasias Perianais
Tudo sobre:
As neoplasias perianais ou também chamadas de neoplasias anais podem ser provenientes das glândulas sebáceas ou apócrinas que circundam o ânus, ou então das glândulas apócrinas do saco anal, que liberam uma secreção fétida e enegrecida quando os cães se sentem ameaçados.
Acomete com maior frequência cães machos não castrados com idade média de oito a 13 anos. Os cães machos castrados são menos acometidos do que os inteiros pela interferência hormonal. Cadelas castradas também podem desenvolver esse tipo de neoplasia com maior frequência. As raças mais acometidas são Cocker Spaniel, Beagles, Bulldogs, Samoieda, Pastor Alemão, Pequinês e Lhasa Apso. Os gatos não possuem glândulas perianais ou que circundam o ânus, desta maneira não apresentam essa doença.
Os tipos de neoplasias mais comuns nessa região são epiteliomas de glândulas hepatóides, que possuem baixo grau de malignidade, sendo as neoplasias benignas em torno de 80% das que acometem a região perianal, e o adenocarcinoma hepatóide que é uma neoplasia maligna com característica invasiva e que pode levar a metástase com certa frequência.
Animais com hiperadrenocorticismo podem estar predispostos à formação de adenomas hepatóides.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso