Neurite Idiopática do Trigêmeo
Tudo sobre:
O nervo trigêmeo é um par de nervos cranianos e recebe esse nome porque se ramifica em três partes que vão para locais diferentes: uma para o olho, outra para maxila e uma para a mandíbula. A inflamação e comprometimento deste nervo é chamada de neurite e muitas vezes é uma doença idiopática, ou seja, de origem desconhecida. Normalmente ocorre mau funcionamento deste nervo e paralisia das regiões que ele inerva. Este nervo é responsável, dentre outras funções, por auxiliar na mastigação, por isso sua paralisia muitas vezes reflete na incapacidade do animal comer e manter a boca fechada, pois este componente motor é o mais atingido na neurite do trigêmeo. Assim, a parte sensorial continua funcionando normalmente e o animal sente os estímulos nas regiões inervadas por este nervo. Em casos mais graves, estas ramificações também são atingidas e o animal perde a capacidade de sentir estímulos na região, como o canto do olho.
É uma afecção aguda, ou seja, tem início súbito e a alteração mais marcante é a boca constantemente aberta (que se fecha facilmente de forma manual, mas logo depois se torna “caída” novamente). Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que pode ter uma causa imunomediada, ou seja, o próprio organismo ataca a estrutura do nervo.
Em alguns casos, a resolução ocorre de forma espontânea e em outros a lesão torna-se permanente. O animal consegue deglutir normalmente, mas não consegue apreender e mastigar os alimentos, ficando sempre com o “queixo caído”.
Acomete predominantemente cães, com relatos escassos e inespecíficos em gatos.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso