Início >

Pan-hipopituitarismo

Tudo sobre:

PAN-HIPOPITUITARISMO

O pan-hipopituitarismo ou nanismo hipofisário canino é causado por deficiência do hormônio de crescimento (GH), resultando em retardo do crescimento, caracterizado como nanismo proporcional e alterações de crescimento da pelagem. Esta patologia ocorre, portanto, por uma diminuição da função hipofisária hereditária. 

O nanismo ou atraso do crescimento pode decorrer de causas endócrinas e não endócrinas, podendo ser apenas devido à deficiência do hormônio de crescimento ou devido a uma combinação de deficiência hormonal da hipófise. 

Acomete com maior frequência cães da raça Pastor Alemão (“Pastor Alemão anão”), e acredita-se que nesses animais a deficiência hormonal provavelmente ocorra devido uma mutação genética responsável pela ineficácia da expansão ou diferenciação as células tronco hipofisárias (hipótese). Também já foi observado nanismo hipofisário nas raças Weimaraner, Spitz, Pinscher miniatura, Karelian Bear Dog e Labrador Retriever, e em gatos.

Acomete 1% da população canina e 18% carregam o gene causador da doença. Não há predominância sexual para a doença. Nos machos acometidos, é comum que também tenham criptorquidismo uni ou bilateral, ou até mesmo testículos menos desenvolvidos. As fêmeas podem apresentar estro (cio) persistente, caracterizado por edema da vulva, atração dos machos e corrimento vaginal sanguinolento por mais de quatro semanas.

O prognóstico a longo prazo é reservado, dependendo da intensidade da deficiência hormonal (GH) e no geral a sobrevida varia de três a 10 anos.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Hereditario (anormalidade autossômica recessiva)


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner