Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

PANICULITE

O tecidos adiposo é um tecido conjuntivo formado por diversos tipos celulares, como adipócitos, macrófagos, células endoteliais, entres outras. Suas funções são muitas, como modelar o corpo do animal, funcionar como uma fonte energética e isolamento térmico. 

A paniculite é a presença de um foco inflamatório de grande intensidade causado por diversas doenças de etiologia multifatorial no tecido adiposo, podendo ocorrer tanto no espaço subcutâneo como no mesentério, sendo o último mais comum em seres humanos. Dentre os animais domésticos acometidos, há relatos de paniculite em cães, gatos e bovinos.

Nos cães, é uma doença incomum que ocorre com maior frequência na região dorsal aos processos espinhosos das vértebras torácicas (“nas costas”). Esse processo inflamatório piora devido à liberação de ácidos graxos pró-inflamatórios e às reações tissulares granulomatosas, que ocorrem secundariamente à liberação de lipídeos de adipócitos danificados. A etiologia não é conhecida, mas tem sido associada a agentes infecciosos, vasculopatias (doenças vasculares), deficiências nutricionais, alterações pancreáticas, perda rápida de peso e neoplasias. Pode ser classificada como pós-injeção, traumática e paniculite nodular idiopática estéril. 

Quando a inflamação do tecidos adiposo subcutâneo não está associada à presença de microorganismos, ela é denominada paniculite nodular estéril e geralmente está relacionada a traumatismo quando é apenas um nódulo, ou a doenças multissistêmicas quando existem vários nódulos. A pele que fica sobre o nódulos têm aspecto normal, a não ser que ocorra ulceração.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner